top of page

Apto FAZE

 

Local: Brasília/DF - Brasil

 

Data: Outubro/2020

O foco da reforma deste apartamento, localizado no Plano Piloto de Brasília, foi a reconfiguração das áreas sociais do mesmo, de modo a melhorar a relação entre as diferentes salas e equacionar a transição entre elas e a copa, a cozinha e a área de serviço, de modo a isolá-las ou integrá-las conforme as diferentes necessidades dos usuários.

Para isso, removemos todas as paredes originais em alvenaria que dividiam esses espaços anteriormente, e a partir da identificação dos pilares e vigas estruturais do edifício reorganizamos os cômodos, criando eixos claros e bem definidos que viabilizaram uma melhor organização espacial.

Mantivemos estes elementos estruturais aparentes, recuperando e tratando o concreto, que se uniu à madeira, ao vidro e ao mármore branco, em uma clara reverência aos materiais presentes na arquitetura modernista de Brasília.

Completamos o piso de madeira existente até a divisa entre as salas e as áreas molhadas, onde um grande painel com acabamento madeirado em freijó separa os ambientes. Essa separação é feitar a partir de diferentes portas de correr, cujas combinações entre aberto e fechado viabilizam distintas configurações e usos.

A primeira porta dá acesso ao novo lavabo criado no projeto, que por sua vez é todo revestido internamente na tonalidade verde-água, criando um contraste com o acabamento externo em freijó. A segunda porta, essa sobre o móvel de fundo da sala de jantar, separa a mesma da copa, e permite tanto a visualização do painel de azulejos decorados ao fundo, quando aberta, quanto a criação de uma área de passa-pratos direta para a cozinha. Por fim, as três maiores portas de correr permitem a separação entre sala de estar e cozinha, isolando-as completamente quando fechadas, e permitindo a entrada de luz natural e a ventilação cruzada entre os ambientes quando abertas.

 

Todo o restante da marcenaria foi feito em laca branca brilhante, deixando os ambientes mais amplos e claros e permitindo que as peças de decoração originais dos moradores, colecionadas ao longo de diversas viagens pelo mundo, tivessem sempre posição de destaque, dando margem para que não se perdesse na reforma sua personalidade.

Fotos: Joana França

bottom of page